WDM - We Do More Group - 41 3528 4046 - [email protected]

A sua empresa tem futuro?

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O título é um tanto apocalíptico, mas este texto traz apenas alguma reflexão a respeito de como a sua empresa está ou não preparada para esta ‘4º Revolução Industrial’.

A robótica; a impressão 3D; a “internet das coisas”; Machine Learning; dentre tantas outras características, podem melhorar o desempenho de sua empresa. Estar preparado para o futuro é inevitável para quem deseja que a empresa prospere.

futuro empresa

Panorama histórico: Revoluções Industriais

1º Revolução Industrial: o surgimento da máquina a vapor muda o status da economia, que começa a sair do extrativismo e foca na produção industrial.

2º Revolução Industrial: a energia elétrica, o petróleo e o gás geram um número absurdo de fábricas. Pontos fortes: divisão de trabalho e da produção em massa.

3º Revolução Industrial: automação da produção por meio da eletrônica e da tecnologia.

E por fim, vivemos a 4º delas, que é a fusão das tecnologias.

A imagem abaixo mostra o quanto valeria, há 30 anos, o conjunto das funções que o seu celular tem hoje. Em média, 900 mil dólares.

valor smartphone

Futuro Empresas

Mesmo que você não seja um amante da tecnologia, nosso dia a dia já está tomado por recursos que não pediram a nossa ‘licença’ para fazer parte da nossa carreira profissional. Imagine se ainda dependêssemos de cartas e telegramas para enviar um documento, ou se gastássemos interurbano para atender a um cliente do exterior.

Leia Também:  7 Dicas para uma Gestão Eficiente em Tempos de Crise

A 4º Revolução industrial é marcada pela velocidade e a automatização total das fábricas. Mas quem definiu esta nova ‘revolução’? Esta concepção teve origem na Alemanha, em 2013, onde desde então houve um esforço para “para levar sua produção a uma total independência da obra humana” (fonte: G1).

A consequência desta independência será um modelo de fábrica em que ela tem inteligência própria. Uma fábrica com uma rede de inteligência Artificial tão grande que poderá se autogerenciar.

Tecnologia Necessária

Parece um “mundo distante”, mas você não precisa mais ir ao banco para pagar suas contas. Você não precisa necessariamente de um vendedor para escolher algo. Você não depende mais de profissionais de diversas áreas, porque a tecnologia já está emaranhada às nossas necessidades e urgências.

Leia Também:  Como a empatia influencia no seu ambiente de trabalho

Em outras palavras, você não precisa comprar um celular por ano só porque ele recebeu alguma atualização que não fará a menor diferença para a sua vida profissional. Porém, em algum momento este novo aparelho de celular trará um serviço que já faz parte da comunicação entre os profissionais. Nesse ponto, provavelmente você irá aderir a essa tecnologia.

Para finalizar essa reflexão, um trecho escrito em meados de 1860 pelo romancista inglês William Thackeray, citado no livro ‘Uma breve história do mundo’. William escreveu essas palavras quando a Inglaterra se tornou o primeiro país a ser riscado por vias férreas. Isso modificou o mundo de tal modo que, nas palavras do romancista, as ferrovias eram como um “muro que dividia o passado e o presente”.

Suba no aterro de contenção, fique em pé sobre a linha do trem – e olhe para o outro lado… tudo acabou!William Thackeray

 

Diego Gianni

Redator WDM

0 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato!