WDM - We Do More Group - 41 3528 4046 - [email protected]

Mas afinal, o que é o tal do Endomarketing?

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais do que um termo criado por Saul Bekin (1995), o endomarketing apresenta algumas características particulares. Uma roupagem que, com o passar dos anos, foi adquirindo perfil, consciência e procedimento próprio.

colaborador feliz endomarketing

O endomarketing busca adaptar estratégias e elementos do marketing (tradicional) para a aplicação no ambiente interno das corporações, ou seja: antes de vender seu produto para o cliente, se faça a seguinte pergunta: Será que o meu colaborador também compraria?

O que é Endomarketing?

Para o endomarketing, o colaborador é o coração de tudo e o foco deve girar em torno dele. O ‘Marketing Interno’ ou ‘Marketing Empresarial’ (termos que eram utilizados antes) deve integrar as relações entre a empresa e seus colaboradores, por meio de uma comunicação que seja uniforme e que compartilhe com todos os valores e a cultura da empresa.

Como o endomarketing atua sobre os colaboradores? De múltiplas formas: ferramentas de motivação (como uma campanha de incentivo e todas as suas variáveis, por exemplo); treinamentos; eventos; desafios; etc.

Leia Também:  Endomarketing: Os tipos de interação

E por que muitas empresas investem em endomarketing?

Bom, a resposta é muito clara: se os colaboradores de uma empresa são aqueles que movimentam as engrenagens do dia a dia, investir neles é investir nos resultados. Uma equipe desmotivada pode (sem exagero algum) derrubar uma empresa. Uma equipe motivada pode transformá-la num modelo de negócios.

Benefícios endomarketing

Benefícios:

  • Colaboradores mais motivados (acredite, eles trabalham bem melhor. Você não sente que ‘rende mais’ quando está feliz?);
  • Queda de rotatividade (as pessoas pensam duas vezes antes de mudarem de emprego por “trezentão” a mais);
  • O clima melhora (o clima de verdade, não confundir com a falsa ilusão de “diversão” que uma girafa de pelúcia no canto do escritório pode provocar).

E inúmeros outros benefícios que podem ser mais graciosamente definidos nesta frase de Dale Carnegie (1888 – 1955), escritor e orador norte-americano:

Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais.Dale Carnegie

No fundo, o endomarketing nos comprova que não é só o dinheiro que nos traz felicidade – mas certamente faz parte dela.

Leia Também:  Como planejar a melhor recompensa para os seus colaboradores

 

Diego Gianni

Redator WDM

0 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato!